quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Letras no museu

Quem gosta de tipografia, vai querer muito conhecer de perto o Buchstaben Museum – the Museum of Letters. Trata-se de um museu em Berlim, Alemanha, que coleciona letreiros que já fizeram parte da paisagem da cidade. 
A ideia é preservar e documentar a identidade destes caracteres, cujo modo de produção está caindo em desuso. Segundo a fundadora do museu, Barbara Dechant, antigamente havia mais cuidado e qualidade nos detalhes e na escolha de materiais resistentes, ao passo que hoje os letreiros são produzidos industrialmente em plástico ou acrílico, perdendo parte do seu encanto.
O acervo do museu foi montado a partir de contribuições e resgates feitos pela equipe em lojas que fecharam e demolições. Entre as peças, é possível encontrar letras de todas as famílias, tamanhos e acabamentos. Letras em 3D real, em larga escala, feitas com neon, madeira, metal, nas mais diversas formas e cores.
Para o Buchstaben Museum, a tipografia e as letras fazem parte da memória, da paisagem e da própria história, merecendo por isso, um espaço especial para sua conservação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário