segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Fotógrafo transforma fenômenos naturais em arte

Fabian Oefner é um fotógrafo suíço que circula pelos campos da ciência e na arte para capturar, de maneira poética, fenômenos naturais que fazem parte do nosso cotidiano, como ondas sonoras e força centrípeta. Segundo ele, às vezes é preciso “parar por um momento e apreciar a mágica que nos cerca constantemente”. E disso ele parece entender muito bem, já que as imagens são de tirar o fôlego.


A cada novo projeto, o fotógrafo se supera!  No ano passado, ele participou de uma das edições do TED, onde mostrou e falou um pouco sobre o que faz e como faz. Utilizando diferentes materiais, ele consegue criar uma representação visual de algo que normalmente não é visível.

Uma das séries  Dancing Colors, em que ele aplicou uma camada plástica sobre um alto-falante e, sobre ela, centenas de cristais coloridos. De acordo com a vibração causada pelo som, os cristais pulavam criando um colorido balé que variava de acordo com a frequência, timbre e volume.

Outro projeto incrível é Millefiori, em que as imagens são criadas com ferrofluído. Este líquido tem uma propriedade magnética, graças às milhões de nano partículas de ferro contidas em sua fórmula. Quando colocado em um campo magnético, as partículas do ferrofluído se reorganizam em função da atração e repulsão do ferro, formando diferentes desenhos.

Para este post selecionamos algumas imagens dos projetos do fotógrafo, já que cada uma é mais incrível do que a outra. A dica é separar um tempo para explorar o site de Oefner para, realmente, “apreciar a mágica que nos cerca”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário