terça-feira, 1 de setembro de 2015

Negativo de filme fotográfico é encontrado e uma grande artista é descoberta

Homem compra negativos desconhecidos e descobre uma das mais talentosas fotografas de rua do século 20

O corretor de imóveis e eventual historiador Jonh Maloof estava em busca de material para compor um livro sobre o bairro de Chicago portage Park, ele comprou em um leilão uma caixa com 30 mil negativos.
Ao revelar alguns filmes descobriu que se tratavam de fotos de rua feistas década de 1950 e 1960 retratando as ruas de Chicago e Nova York.
Ele só possuía somente uma pista sobre a pessoa que poderia ter tirado estas fotos, um nome em um envelope:  Vivian Maier, sendo assim começou a sua pesquisa para encontrar  a mesma, que só encontrou em 2009 quando leu uma nota no obituário publicado no Chicago Tribune.  Maloof entrou em contato com os parentes e descobriu que ela nascera nos Estados Unidos e passou a vida toda trabalhando como babá.

É provável que a artista não apresentou seu trabalho que produziu durante toda sua vida para ninguém, estava guardado junto com outros pertences em guarda-móveis da cidade, que foram abandonados com o tempo e posteriormente fizeram um leilão onde Mallof adquiriu o restante do material totalizando aproxidamente 150 mil negativos.
Vivian Maier foi uma cronista de sua época e sua técnica aguçada para a fotografia continua sendo um mistério.

Veja algumas de seus cliques:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário