terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

5 Projetos incríveis feitos somente com folhas de papel


Em épocas em que podemos fazer quase tudo usando os efeitos do Photoshop e as maravilhas do mundo digital, vivemos um processo de valorização das artes manuais, feitas delicadamente à mão, em um processo mais demorado, onde erros do processo artesanal acontecem, mas que dão um charme irresistível aos projetos.
Todos os trabalhos são feitos com a mesma matéria-prima, o papel, exigindo um trabalho minucioso, intenso e apaixonado. 
Confira:


1. Esculturas de papel do artista Irving Harper

Um dos grandes mestres do design do século XX, Harper está perto de celebrar 100 anos de vida, mas sua veia criativa continua bem acesa. Ele diz que o papel é uma mídia versátil e que não faz nenhum rascunho, simplesmente cria. O resultado está reunido em um livro chamado Works in Paper (“Trabalhos em Papel”), lançado pela editora Skira Rizzoli, onde são apresentadas as incríveis esculturas que Harper fazia nas horas vagas.




2. O origami de elefante em tamanho real feito com apenas uma folha de papel

Até fica difícil acreditar, mas a verdade é que o artista suíço Sipho Mabona criou uma réplica de elefante com apenas uma folha e em tamanho real. O trabalho exigiu paciência, matemática, uma dúzia de assistentes e quatro semanas de dedicação, para se chegar nessa obra de 10 metros de altura.



3 -Os vestidos de Mayhem

Foi uma das grandes revelações da internet em 2014: Mayhem, com apenas 4 anos, já era capaz de transformar pedaços de papel em obras de vestuário bonitas e coloridas. A mãe, Angie, registrou o trabalho e espalhou-o pelo mundo afora e, apesar de dar uma ajuda em algumas obras mais complexas, garante que “a Mayhem constrói muito mais do que a maioria das pessoas provavelmente imagina”. E acrescenta: “essa é uma das melhores coisas deste projeto, eu vejo seu aprendizado de novas habilidades a cada dia”.



4. A exposição de papel que faz parecer que estamos andando dentro de uma pintura 3D

Uma das exposições mais surreais dos últimos tempos, em Los Angeles, fez acreditar que era possível pisar dentro de uma pintura, por meio de uma instalação com milhares de folhas de papel penduradas. A responsável por isso foi a artista Jacob Hashimoto, que combina técnicas tradicionais de pipa e pintura em ambientes esculturais.



5. A arte de Yulia Brodskaya

A artista russa  Yulia Brodskaya, baseada em Londre ela tem  a capacidade extraordinária de nos surpreender. Combinando composições de papel, cores e muita imaginação, o que resulta em belas obras.