sexta-feira, 27 de junho de 2014

Quem veste quem na copa

Marcas de artigos esportivos dividiram entre si a fabricação dos uniformes das 32 seleções, em busca da visibilidade que os jogos do mundial podem trazer - e que pode ser traduzida em vendas nas lojas durante e depois do mundial.
Em 2014, a disputa entre as patrocinadoras foi equilibrada entre grandes empresas: a Nike veste 10 seleções, a Adidas, 9 times, e a Puma, 8 países. Outras nações foram equipadas por empresas menores como a Lotto, Marathon Sports, Uhlsports, Joma Sport e Burdda Sport.

Brasil
Marca fabricante: Nike
A camisa da seleção é fruto de uma pesquisa com torcedores e jogadores. A gola em "Y" foi criadas para atender os pedidos dos atletas de manter a blusa aberta. Como a equipe dispensa apresentações, o nome "Brasil" foi retirado da parte inferior do escudo.


Portugal
Marca fabricante: Nike
A camisa da seleção de Portugal ganhou o tom vermelho escuro, com listras horizontais em vermelho mais claro na metade superior das mangas. Em homenagem ao centenário da Federação Portuguesa de Futebol, os anos de 1914 e 2014 são exibidos do lado esquerdo e direito na parte inferior do escudo da Seleção.


Argentina
Marca fabricante: Adidas
A patrocinadora de Messi também vestiu nossos vizinhos com as tradicionais cores azul e branca da bandeira do país, que continuam se revezando na estampa listrada. O design também foi fruto de entrevista com crianças e jovens argentinos, diz a marca. 

Croácia
Marca fabricante: Nike
Com seu padrão xadrez branco e vermelho, o uniforme da Croácia foi inspirado na camisa usada pelo time em sua primeira partida como seleção independente, diz a Nike. As vestes ganharam também tecnologia dri-fit, com furos feitos a laser, que otimizam a evaporação de suor.

Espanha
Marca fabricante: Adidas
Por ordem da Fifa, a Espanha abandonou o vermelho de seu apelido Fúria e estreou contra a Holanda de branco, cor que os jogadores não trazem muita simpatia. A troca foi feita poucas semanas antes do começo do torneio, relegando o vermelho a detalhes nas mangas e shorts.

França
Marca fabricante: Nike
Os franceses se distinguem pela gola pólo branca do uniforme titular, em contraste à camisa azul marinho. O segundo uniforme ganhou listras cinzas em fundo branco. Segundo o diretor criativo da Nike Futebol, a inspiração foi o estilo “clássico” dos jogadores fora de campo.

Gana
Marca fabricante: Puma
O time de Gana também saiu da mesmice nas estampas do uniforme. Mesmo nas vestes de predominância branca, a gola e as mangas ganharam desenhos étnicos com detalhes em amarelo e preto. O segundo uniforme, todo vermelho, também recebeu uma textura com padrões e desenhos.



Alemanha
Marca fabricante: Adidas
Pela primeira vez na história, a seleção alemã, tricampeã mundial, entrou em campo usando um uniforme com listras pretas e vermelhas horizontais (foto). A segunda opção de uniforme fez bastante sucesso no Brasil: formado por uma camisa rubro-negra, a roupa lembra as vestes do Flamengo, inspiração admitida pela Adidas.

Holanda
Marca fabricante: Nike
Em sua goleada histórica contra a Espanha, a Holanda não usou sua tradicional cor laranja. Foi o segundo uniforme assinado pela Nike que entrou em campo - e deu sorte. A camisa traz um padrão em degradê que começa em azul vivo na parte superior, vai se tornando mais escuro na inferior e termina em tom de roxo na barra. Segundo a fabricante, a azul representa a importância da água na vida dos holandeses e na paisagem do país.

Inglaterra
Marca fabricante: Nike
A seleção inglesa vestiu os atletas de cores tradicionais, em um visual limpo e sem estampas. O uniforme principal é todo branco, com detalhes em azul, e o segundo tem camisa vermelha e calções brancos.


Itália
Marca fabricante: Puma
Mais uma da turma das apertadas da Puma. A veste ganhou o azul tradicional da seleção do país, e dois traços na cor branca, que tem também alcançou os calções. A gola é pólo com botões, e a bandeira italiana aparece em detalhes da manga.


Suíça
Marca fabricante: Puma
O vermelho da bandeira do país europeu predominou no uniforme, que ganhou pequenos detalhes em branco nas mangas, além linhas brancas no abdome dos jogadores. A segunda opção de uniforme inverte as cores.

México
Marca fabricante: Adidas
A seleção mexicana tem um dos uniformes com visual mais exuberante e estampado. O escudo do time foi deslocado para o centro do peito dos jogadores, com uma estampa em raios vermelhos e brancos em fundo verde listrado. O segundo uniforme é rubro-negro.

Bósnia
Marca fabricante: Adidas
Após ser patrocinada pela italiana Legea nas eliminatórias, a estreante Bósnia fechou contrato com a Adidas. Tanto o modelo titular quanto o reserva trazem as cores da bandeira do país, o azul e o branco. Na primeira, o azul predomina, com detalhes brancos apenas na gola e nas mangas. Na segunda, as cores se invertem.


Honduras
Marca fabricante: Joma Sport
O time usa um orgulhoso H maiúsculo no peito dos jogadores. A veste ganhou a combinação de fundo branco com detalhes azuis como primeira opção, e teve cores invertidas na segunda. A fornecedora, Joma Sport, é espanhola.

Japão
Marca fabricante: Adidas
A seleção japonesa é mais uma entre as azuis na Copa. A camisa ganhou uma marca d’água em azul claro que sai do brasão do time, no peito dos jogadores, para as bordas. O vermelho ocupa detalhes nas mangas das camisas.


Uruguai
Marca fabricante: Puma
A seleção Celeste entrou em campo com o azul que batiza seu apelido e as camisas com tecnologia ACTV, que, segundo a Puma, comprime e propicia o estímulo de certos músculos durante a partida.

Camarões
Marca fabricante: Puma
Um dos uniformes que quebrou a mesmice, Camarões ganhou um padrão de estampas em motivos africanos. Espalhados pela camisa estão leões, uma referência à alcunha da seleção, que ganhou o apelido de “os Leões Indomáveis”.

Chile
Marca fabricante: Puma
A camisa titular do Chile para a Copa do Mundo é vermelha e traz detalhes brancos nas laterais e na manga, além de gola e calções azuis. O escudo da Federação Chilena de Futebol fica, como de costume, do lado esquerdo e o logotipo da Puma à direita.


Austrália
Fabricante: Nike
Nossos sócios nas cores, os australianos trouxeram seu tradicional uniforme amarelo com detalhes em verde. Os jogadores trazem, ainda, bordados no peito o desenho de um canguru, animal típico do país.


Estados Unidos
Marca fabricante: Nike
As camisas americanas ganharam o apelido de “Capitão América” entre os torcedores, com seu padrão branco e azul nos ombros. A primeira opção de uniforme é mais clean, com fundo branco e listras cinzas.


Colômbia
Marca fabricante: Adidas
As cores da bandeira da Colômbia foram reeditadas na camisa amarela de listras diagonais azul-marinho, e uma bola vermelha no peito dos jogadres. O segundo uniforme é vinho e, segundo a Adidas, tem cor semelhante à usada pelo time na Copa de 1990.

Grécia
Fabricante: Nike
A Nike optou novamente por mais um visual minimalista, com os uniformes titulares em branco, faixas azuis na manga e gola pólo também azuis. Completam o primeiro uniforme o calção e as meias, que são brancos. O segundo uniforme (foto) inverte as cores do primeiro.

Costa Rica
Marca fabricante: Lotto
A fabricante italiana forneceu camisas vermelhas com detalhes em azul e calções azuis para o time latino. É uma das poucas camisas a ter estampa marcante, com um desenho diagonal no peito dos jogadores. O segundo uniforme (foto) tem fundo branco e detalhes vermelhos.

Costa do Marfim
Marca fabricante: Puma
Discretas, as camisas da seleção africana citam o mascote do time, o elefante, cuja extração de marfim marcou a economia do país. O animal ainda está lá, mas somente no escudo da federação marfinense, quase escondido, no lado esquerdo do peito.


Equador
Marca fabricante: Marathon Sports
A fornecedora do uniforme, também do Equador, apostou nas cores azul e amarelo, que se revezam entre cor de fundo e detalhes nas duas opções de vestes. No lançamento, os produtos foram lançados com o tema "Más que el sol contemplamos lucir" ou "Queremos brilhar mais do que o Sol", em tradução livre para o português.

Nigéria
Marca fabricante: Adidas
Os jogadores da Nigéria ganharam um uniforme simples, mesclando diferentes tonalidades de verde, com faixas brancas nas laterais das mangas e calções. A camisa dos “Águias” ganhou também seis discretas linhas verticais. O segundo uniforme é predominantemente branco.

Irã
Marca fabricante: Uhlsport
O time tem patrocínio do fornecedor alemão Uhlsport, que acrescentou uma marca d’água de um leopardo tanto no uniforme branco quanto no vermelho, segunda opção. Ambas as camisas ganharam detalhes em verde.

Rússia
Marca fabricante: Adidas
Os uniformes, fornecidos pela empresa alemã, contam com diversas referências culturais do país, como o museu dos cosmonautas e citações de Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar no espaço. Os desenhos aparecem em marca d’água no peito dos jogadores.


Argélia
Marca fabricante: Puma
O azarão do grupo H da Copa do Mundo ganhou uniformes básicos: branco com detalhes verde água na primeira opção, e cores invertidas na segunda (foto). No peito, os jogadores ganharam uma versão circular da bandeira argelina.

Bélgica
Marca fabricante: Burdda
A seleção europeia estreia nesta terça e pode usar duas opções de uniforme: o primeiro, vermelho com listras amarelas e pretas e o desenho em marca d'água da coroa belga. A segunda opção (foto) é preta, com detalhes em vermelho e amarelo. A fornecedora, Burdda, é da Suíça.

Coreia do Sul
Marca fabricante: Nike
Segundo a Nike, o uniforme foi inspirado no Taegeuk, um símbolo que está no centro da bandeira do país e é associado à filosofia de equilíbrio e harmonia. A camisa é vermelha e tem duas listras verticais azuis entrelaçadas nos ombros. Os designers da empresa também criaram uma gola inspirada em trajes orientais.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário