quarta-feira, 1 de abril de 2015

5 séries fotográficas que mostram o que nossos olhos não podem ver

Com a lente de uma câmera em frente aos olhos conseguimos enxergar o mundo de formas diferentes, dando atenção a detalhes e a acasos que nem sempre o olhar cru e apressado nota. A maior prova disso talvez seja a fotografia macro, capaz de revelar um universo de beleza sutil e minuciosa, que costuma passar batido, senão por uma lupa ou câmera.


1. A geometria surpreendente dos flocos de neve
Quando o termômetro bate no negativo, o branco da neve pode cobrir o olhar, mas o fotógrafo russo Alexey Kijatov conseguiu, através de um sistema de captura macro desenvolvido por ele, descobrir a peculiar e perfeita geometria dos flocos de neve.
O mais curioso é que nenhum deles é igual a outro, como você vê abaixo:



2. UFC formiga: elas também brigam
As formigas compõem um dos sistemas de sociedade mais complexos e curiosos do mundo animal e, como você pode imaginar, elas também se desentendem. “Os piores inimigos das formigas são outras formigas”, afirma o fotógrafo e entomologista Alex Wild, que com uma lente macro conseguiu captar momentos incríveis de lutas entre esses insetos.
Confira:


3. A beleza de objetos do cotidiano
Você já parou para observar um parafuso ou um palito de fósforo de perto? Bem de perto? O nosso olho tem alguns limites quando o assunto é enxergar de perto, mas as lentes macro fazem um excelente trabalho ao nos aproximar ainda mais de objetos. Na série intitulada “Amazing Worlds Within Our World” (Maravilhosos Mundos dentro do Nosso Mundo, em português), o fotógrafo conhecido como Pyanek nos mostra objetos do cotidiano a partir de uma perspectiva pra lá de curiosa.



4. Aranhas: assustadoras, mas incríveis
Elas têm quatro olhos e pernas traseiras capazes de dar um belo impulso e pular alto. As aranhas saltadoras, ou “jumping spiders”, são as protagonistas desta série de fotos do norte-americanoThomas Shahan. Apesar de assustadoras para alguns, esses aracnídeos são de uma beleza incrível, principalmente se vistos através de lentes macro.
Os detalhes e a riqueza de cores são surreais:


5. Insetos e gotas d’água
Se quando vistos de perto os insetos já encantam por sua perfeição de detalhes e cores diversas, junto a gotas d’água eles ficam ainda mais incríveis. É o que prova esta série de fotos captadas por David Chambon, que aproveitou o orvalho das manhãs e o fim de chuvas fortes para descobrir e captar este mundo incrível.


Câmeras fotográficas são essenciais em qualquer viagem, mas também no dia a dia. Como as imagens acima deixam claro, o cotidiano é muito mais interessante e rico do que podemos imaginar – basta enxergá-lo com a lente e com o cuidado certos.

Fonte: http://www.hypeness.com.br/2015/03/5-series-fotograficas-que-mostram-o-que-nossos-olhos-nao-podem-ver/

Nenhum comentário:

Postar um comentário